3ª a dom, até 10/06
O melhor do fotojornalismo no SESC Pompéia
SESC Pompéia expõe 205 fotos entre as quais o trabalho do fotógrafo brasileiro João Kehl
De 10 de maio a 10 de junho o Sesc Pompéia apresenta em 600m2 a exposição World Press Photo 2007. As fotografias dos fatos mais marcantes de 2006, os melhores ângulos fotográficos dos acontecimentos que entraram para a história mundial recente e a beleza plástica das imagens que marcaram a humanidade podem ser conferidos no galpão da unidade.
Nesta edição, são exibidas 205 fotos em 64 painéis de grande escala. Desde sua fundação na Holanda em 1955, a World Press Photo tem como princípio dar visibilidade ao fotojornalismo e ao livre intercâmbio de informações que cercam essas imagens. A idéia da organização é apoiar estes profissionais de forma independente, expondo seus trabalhos pela maior quantidade possível de países. Dentre suas atividades, a mais importante é sem dúvida esta premiação anual, na qual as imagens vencedoras viajam por cerca de 40 países para depois integrar um catálogo organizado pela fundação.
O fotógrafo norte-americano Spencer Platt é o grande vencedor da edição 2007. A foto foi feita em 15 de agosto de 2006 e retrata um grupo de libaneses dirigindo um veículo pela região do sul de Beirute, na área devastada pelos bombardeios israelenses. O fotógrafo fez seu registro no mesmo dia da declaração de cessar-fogo entre os dois países vizinhos, quando milhares de libaneses retornavam para suas casas. Além de ter sua foto exposta nas grandes cidades do mundo, Spencer Platt recebeu um prêmio de 10 mil euros na cerimônia de abertura da exposição, em 22 de abril, em Amsterdã.
Para os brasileiros, a exposição deste ano conta com um diferencial importante pois, o fotógrafo brasileiro João Kehl ganhou em uma das categorias. Kehl fotografou uma academia de boxe ao ar livre, localizada embaixo do Viaduto do Café, no bairro do Bexiga, numa seqüência de 12 fotos. O ensaio venceu na categoria Esportes em Geral.
O Brasil é também o tema da imagem do fotógrafo espanhol, Daniel Beltrá, da agência Zuma Press para a ONG Greenpeace. A foto, que ganhou o segundo lugar na categoria Questões Contemporâneas, retrata o contraste entre a área de cobertura florestal e o campo árido com o plantio de soja, resultado do sucessivo desmatamento na Amazônia brasileira.
O júri internacional - composto por 13 profissionais premiou 58 fotógrafos de 23 nacionalidades. Brasil, Argentina e México foram os países da América Latina a terem profissionais entre os premiados. O júri avaliou as imagens classificadas em dez categorias: Notícias (categoria single), Notícias (série de fotos), Pessoas e Notícias (categoria single), Pessoas e Notícias (série de fotos), Natureza, Esportes e Ação, Esportes em Geral, Artes e Entretenimento, Cotidiano e Questões Contemporâneas.
(Já q reclamaram por eu não ter citado o autor, eu digo q o texto vem sem assinatura, da Revista Digital do SESC SP)
O que: World Press Photo
Quando: 10 de maio a 10 de junho | terça a sábado, das 9h30 às 20h30;
domingo, das 9h30 às 19h30
Onde: SESC Pompéia | rua Clélia, 93 - tel.: 11 3871-7700
Grátis
No comments:
Post a Comment